Avaliação Institucional 2016.1 Disponível!
Estudantes e professores de todos os cursos de graduação presenciais
da Universidade Federal do Ceará deverão participar, de 20 de junho a 8
de julho, de mais uma edição da Avaliação Institucional.
Trata-se de uma oportunidade de a comunidade acadêmica formalizar
suas impressões sobre a qualidade dos cursos, a infraestrutura dos
laboratórios e bibliotecas, os corpos docente e discente, a coordenação,
dentre outros aspectos referentes ao semestre letivo 2016.1.
Com o resultado, a Universidade traça um diagnóstico da graduação,
reconhecendo pontos fortes e identificando eventuais lacunas.
É rápido e fácil fazer a Avaliação Institucional, bastando acessar os formulários disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
A participação não é obrigatória para estudantes, mas é muito
importante que todos se engajem, para garantir que o diagnóstico seja
fidedigno. Na última edição, 60,64% dos alunos aptos participaram do
processo. A obrigatoriedade se aplica somente a professores de cursos de
graduação presenciais das classes a, b e c.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) ressalta que os formulários são
enviados de forma totalmente anônima, e os resultados só são divulgados
após o fechamento do semestre letivo.
Os alunos opinarão sobre os seguintes pontos: atuação dos docentes,
atuação da coordenação e condições de funcionamento do curso
(infraestrutura, biblioteca, laboratório), além de fazerem uma
autoavaliação. Já os professores avaliarão o conjunto de alunos das
turmas para as quais ministram aulas e as condições de trabalho, além de
também realizarem uma autoavaliação.
COMO FAZER – Cada aluno e professor deve responder aos formulários disponíveis no menu Ensino do SIGAA.
O processo é coordenado pela CPA, presidida pelo Prof. Hermógenes David
de Oliveira e pelas Comissões Setoriais de Avaliação (CSA) de cada
unidade acadêmica, seguindo as diretrizes e o roteiro da autoavaliação
institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior
(Conaes).
Os dados coletados servirão de base para a elaboração de relatórios
cujo objetivo é o aperfeiçoamento da graduação na UFC. No final do
processo, os relatórios serão encaminhados para as unidades acadêmicas,
que contarão com a participação das coordenações de cursos na elaboração
de planos de melhoria com metas de curto, médio e longo prazo.
Os docentes poderão visualizar o resultado de sua avaliação através
do SIGAA, e os estudantes terão acesso aos relatórios e planos de
melhorias a serem divulgados em um sítio próprio da CPA, em fase de
construção.
Dúvidas podem ser encaminhadas para cpaufc@gmail.com.
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