Nossos Professores

Conheçam os professores do Curso de Ciências Atuariais da UFC:


Alana Katielli Azevedo de Macedo
Graduada em Ciências Atuariais e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora Adjunta do curso de Ciências Atuarias da Universidade Federal do Ceará, atuando nos cursos de Administração, Ciências Atuariais e Ciências Contábeis

Alane Siqueira Rocha
Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Ceará (1997). Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015)

Ana Cristina Pordeus Ramos
Atuária e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará e Pedagoga pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú. Professora efetiva da UFC, lecionando nos cursos de Ciências Atuariais e Contábeis. Perita Judicial de Atuária nomeada em Varas Cíveis e Trabalhistas de Fortaleza e de Campina Grande. Membro do Instituto Brasileiro de Atuário (MIBA 1389). Possui experiência com Ensino Superior (UFC, UAB e Faculdade Lourenço FIlho) e Ensino Técnico (Funenseg). Experiência de mercado com previdência complementar fechada e assessoria atuarial (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Nordeste - Capef) e consultoria financeira (Smart Consult). Habilidade em desenvolvimento de algoritmos atuarial e financeiro; utilização de softwares, especificação e implantação de planos de benefícios previdenciários e elaboração de normativos; coordenação de projetos; palestras e cursos relacionados à previdência; orientação e revisão textutal de projetos de pesquisas, artigos e monografias. Interesse nas pesquisas relacionadas à Atuária, Previdência, Economia do Trabalho, Economia da Saúde, Educação e Econometria.

Iana Bezerra Jucá
Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Ciências Atuariais - Temple University (1999) e doutorado em Administração com concentração em Gerenciamento de Riscos e Segugors - Temple University (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciências Atuariais, com ênfase em Seguros, atuando principalmente nos seguintes temas: atuária, teoria do risco, teoria da credibilidade, e modelagem estatística em Atuária.

Luciana Moura Reinaldo
Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Ceará (2008). Atualmente é Professora Efetiva, Classe Auxiliar, Nível II, Dedicação Exclusiva, no Departamento de Administração, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Previdência Complementar, no qual exerceu atividades relacionadas a área de benefícios previdenciários. Interesse nas seguintes áreas: Probabilidade, Estatística e Ciências Atuariais. Atualmente é aluna do programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB) cursando o mestrado em estatística, tendo como linha de pesquisa Inferência Bayesiana

Marcelo Ponte Barbosa
Doutor e Mestre em Economia e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Atuou como diretor para estudos econômicos e analista de políticas públicas no Governo do Estado do Ceará, consultor em planejamento e gestão, além de ter experiência no setor privado nas áreas de finanças, comércio exterior e educação.

Paulo Rogério Faustino Matos
Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV, RJ, 2006) e Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2002). Atualmente é Professor Adjunto nos programas de Graduação em Ciências Atuariais da UFC e de Pós Graduação em Economia da UFC (CAEN/UFC), Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 (CNPq), Coordenador do Núcleo de Conjuntura Econômico Financeira (NCF/CAEN), Coordenador da Graduação em Ciências Atuariais (UFC) e Vice Coordenador do CAEN/UFC. Suas áreas de pesquisa são: Finanças Internacionais, Apreçamento de Ativos e Sistema Financeiro e Desenvolvimento.

Sérgio César de Paula Cardoso
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará(1993), graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Ceará(2009), especialização em Administração Financeira pela Universidade Estadual do Ceará(2005) e mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará(2007). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará e Atuário da Atuarh Consultoria Atuarial. Tem experiência na área de Ciências Atuarias, com ênfase em Previdência. Atuando principalmente nos seguintes temas:Finanças Corporativas, Pequenas e Médias Empresas, Capital de Risco, Venture Capital.

Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças
Possui doutorado em Estatística e Investigação Operacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2011), Mestrado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (2007) e Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação, no ramo de especialização de Probabilidades e Estatística, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (2001). Atualmente está em Pós-Doutorado na Universidade de Salamanca e na Universidade do Algarve. É professora adjunta na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da UFC. Foi Coordenadora do Curso de Administração Noturno, Vice-Coordenadora do Curso de Administração Diurno e Coordenadora Pedagógica da FEAAC junto ao Programa de Iniciação à Docência da UFC de Janeiro/2013 a Dezembro/2015. É membro do Laboratorio de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade (LECoS) e do Grupo de Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade (InoS) da UFC. Desenvolve pesquisas em análise estatística de dados aplicada à Administração, à Atuária e à Controladoria, com destaque para a análise multivariada aplicada, a modelação espaço-temporal e o data mining.

0 comentários:

Postar um comentário

Mais Acessados

Calendário Acadêmico

Arquivo

Como o CA pode melhorar?